Devido a falta de tempo para tornar
em síntese o que aconteceu nesses dois últimos meses nas escolas do campo nas quais
acompanho os esforços e a caminhada dos docentes, discentes, assistentes e da
comunidade como um todo, não pude trazer a ciência o que está sendo pensado,
falado e feito.
No
mês de agosto, os coletivos das três regiões do Barracão do Cipó trouxeram em
relato a preocupação com a saúde dos alunos. Após ter presenciado um aluno
bebendo água diretamente do lago durante o translado da escola a sua casa, via
“rabeta”, e nos dias seguintes outro aluno ter interrompido seus estudos por
estar com hepatite, é que todos os envolvidos no processo educativo foram recordando
de fatos e refletindo sobre as complicações de saúde que afetam diretamente as
atividades das escolas e por conseguinte a aprendizagem dos alunos.
Como
de costume a pergunta que sempre encabeça no momento dedicado a organização do
trabalho pedagógico coletivo: que ou quais fatos, problemas, atitudes etc. que
se fazem necessários trazerem para dentro da escola, para conhecer, esclarecer
e pensar numa solução?
Diante das
falas o que ficou subtendido foi a necessidade de falar sobre hábitos de
higiene, limpeza, alimentar, preservação da saúde. Outra ação posta, e se
tornou parte integrante é elencar as atividades da comunidade durante a
execução da proposta, que podem contribuir com a proposta.
Os elementos
comuns entre todos os temas norteadores dos trabalhos foram:
Ø O indivíduo; sua compreensão
biológica, hábitos em sua extensão comunitária (família e escola);
Ø Alimentação: sua importância para a
vida, alimentos industrializados e suas consequências, alimentos da região, modos
de utilização;
Ø Água: a importância para a vida, as
nossas fontes de água, suas utilizações na sociedade, consequências da má
conservação das fontes, mananciais, rios, mares etc.;
Dos objetivos gerais, pode-se tirar
que as metas compreenderam desde conhecer o próprio corpo e suas
funcionalidades, hábitos que prejudicam, classificação e composição dos
alimentos, utilização da água dentre outros.
Um dos elementos que neste momento
está consolidado e agregou-se de tal forma a proposta é a sujeição dos docentes
que partam para um momento de pesquisa na literatura que a própria escola
dispões e outras a que têm acesso para basearem-se.
A última ação foi um momento
destinado a esclarecer melhor o que está sendo proposto, quais caminhos cada
série∕ano podem trilhar, exemplos de atividades coletivas (no caso ficou
acordado que agentes de saúde e a empresa Agroatins seriam pedida uma parceria
para palestra), exemplo de atividades individuais voltadas para contemplar os
conteúdos programáticos dentre outros encaminhamentos.
Vale ressalvar que ficou também
acordado que os alunos das escolas anexos na semana da pátria participariam da
Gincana da Pátria na Escola Boa Ventura – Vila Santa Clara.
Como sempre relembrei que estou
disponível para contribuir no que é preciso para o êxito do trabalho. E que no
próximo encontro além do relato sobre as produções, o que foi produzido deve
ser trago para compreendermos o processo de elaboração, desenvolvimento e as
consequências juntos aos nossos discentes.
Abaixo seguem as imagens que personificam em ações concretas o que anteriormente foi pensado e proposto.
Professora Francisca Matos |
Na Escola Altamira Sete a Professora Francisca Matos, utilizou em uma das atividades a música "fui ao mercado" relacionou o processo de aquisição de produtos que compõe a alimentação da família e direcionou-a para alfabetização e letramento de seus alunos que cursam o 3º ano.
A Professora Denize de todos as atividades que desenvolveu expôs a utilidade de jogos silábicos para a construção de palavras junto aos alunos da turma de 2º e 3º ano.
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Professora Denize Bizarrias |
Professora Frarncisca Matos |
Momento de leitura de textos que deram base a discussão sobre a água. |
O primeiro momento os alunos fazem leitura de textos previamente selecionados pelos professores que tratam sobre a discussão que será promovida.
Professora Francisca Bizarrias |
Professora Francisca Bizarrias envolvendo os alunos da Educação Infantil na discussão sobre a importância da água para a vida. |
Construção da maquete. |
Professora participa da construção junto aos alunos. |
Orientação da Professora para a execução a construção da maquete. |
Maquete sobre a comunidade Jatobá Ferrado na qual a Escola Jatobá Ferrado está inserida. |
Produção de um aluno da Escola Novo Jacundá, sobre o ser humano como sujeito biológico. |
O contentamento estampado do aluno após ter feito mais uma produção textual. |
Juédson Viana e a Professora Girlande (Escola Novo Jacundá - Ilha da Geleira) |
Juédson Viana e a Professora Francisca Matos (Escola Altamira Sete) |
2 comentários:
Parabéns. Muito boa a dinâmica e as atividades propostas.
Acessem: http://carajassim.blogspot.com/
Obrigado meu caro. O registro das ações e construções é muito importante. Revelam o quanto caminhamos e temos que caminham, bem como eternizar o que há de bom.
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