segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dia do Professor e Santa Tereza D'Àvila.

Há muito se comemora neste dia 15 de outubro próximo, dedicado àquele que conduz nossos passos a compreensão de nós mesmos e do mundo.
Vale aqui emergir com a história, tão especial deste maravilhoso dia. 
No Brasil este dia surge com o Reconhecimento de D. Pedro I, via decreto imperial no dia 15 de outubro de 1827, dia também dedicado a uma grande educadora cristã, Santa Tereza D'Àvila, no qual criar o mesmo criou o "Ensino Elementar", em todas as cidades, vilas e lugarejos do impérios teriam suas escolas de primeiras letras. 
Porém somente em 1947 houve a primeira comemoração em São Paulo numa pequena escola na Rua Augusta, no local onde existia o Ginásio Caetano de Campos "Caetaninho". O professor Salomão Becker sugeriu fazer uma pequena confraternização neste dia.
A comemoração se mostrou tão importante que em outras cidades o mesmo foi feito posteriormente.
E em 14 de outubro de 1963, o Presidente João Goulart, via Decreto Federal instituiu o dia 15 de outubro o dia dedicado ao Professor e feriado escolar. 
E em seu 3º artigo diz que: 

Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

Por tanto a Santa Tereza D'Ávila é a protetora dos PROFESSORES.

Parabéns a todos os amigos professores.






Nenhum comentário: