quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ecos de responsabilidade socioambiental.

No mês de agosto, os colaboradores e discentes da Escola Altamira Sete receberam a visita do "ônibus biblioteca". O mesmo faz parte de ações sociais e ambientais da empresa Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, empresa que fornece energia elétrica para nove estados, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A dinâmica local cedeu espaço para as atividades propostas pelos colaboradores da empresa. O mesmo aconteceu em outras Escolas da Região do km 60 (Escola Boa Ventura, Nova Canaã e Paraíso da Infância).

O assunto que permeava, todas as atividades neste momento foi "Eu e minha pátria amada Brasil", estava-se dando enfoque maior para os hábitos de higiene e limpeza, alimentação, e as funcionalidades do nosso corpo e os problemas de saúde que comprometem a presença dos alunos na escola.

Os moradores mais antigos conhecem a história da empresa e as consequências da implantação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí na vida das comunidades as margens do Rio Tocantins.

Acompanhando o desenvolvimento das atividades, pude perceber uma certa resistência e crítica por parte de alguns docentes, sob essa ação. Consideraram-na desarticulada da discussão atual. Outra observação foi sobre a escolha deste público para suas ações. E por fim, até que ponto acreditam que essa "consciência socioambiental" surta efeitos para essas comunidades, de tal modo que reverta ou contribua para um desenvolvimento condizente com o discurso?

Os alunos participaram das atividades, interagiram com os palestrantes e compreenderam, naquele momento sobre classificação e durabilidade dos diversos tipos de resíduos que o homem produz e descarta. Um outro momento para reorganização pedagógica foi exigido para que esta ação não passasse indissociável ao que estava sendo vivido e experimentado por todos.













Nenhum comentário: