terça-feira, 20 de maio de 2014

Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo da Escola Boa Ventura (Vila Santa Clara)

Aconteceu no dia 08/05 nos períodos matutino das 08:00 ás 12:00 e vespertino das 13:00 às 16:00 hs na Escola Boa Ventura o momento no qual os docentes da mesma participaram para organizarem suas ações pedagógicas referentes ao mês de maio. Momentos de descontração e dinâmicas que promoveram o sentimento coletivo e seus valores foram marcantes e estão estampadas nas fotografias que segue.



Em uma breve reflexão sobre "mudanças" que estão acontecendo, os presentes reconheceram que acontecem e que podem contribuir para o bem ou não, mas que é preciso estar receptivo com uma certa criticidade, pois as escolhas podem prejudicar muito ao trabalho. Para sintetizar essa reflexão foi mostrado o vídeo da música "mudança" na voz dos intérpretes Chico Amado e Xodó.
Relataram que ultimamente estava acontecendo desencontros de informações e parecia que cada um fazia sua parte isoladamente. E diante da situação novo do "enquadramento" alguns questionamentos surgiram e que precisa ser discutido para que se chegue em uma solução. Dentre eles a questão da responsabilidade sobre a alfabetização e o letramento no 1º ciclo (1º ao 3º ano). Chegamos ao consenso de que é de todos que ministram disciplinas neste ciclo, pois sem essa base (alfabetização e letramento) não é possível avançar no aprendizado de nenhum outro campo do conhecimento. Outras situações como sexualidade, inclusão social e meio ambiente estavam sendo reconhecidas como necessárias a se discutirem com os educandos, porém olhando o mês de maio foi escolhida seguinte temática.

Tema: "Educação e Trabalho no Campo"

Limites: Trabalho remunerado e não remunerado.

Objetivos Gerais
  1. Promover a discussão sobre sustentabilidade e utilização dos recursos naturais;
  2. Reconhecer a importância do trabalho no campo, compreendendo a necessidade do ser humano;
  3. Valorizar o trabalhador do campo;

Atividades Desenvolvidas
  • Procurar na literatura ou mídias dentro e fora da escola recursos que possam ser utilizados para discutir e promover atividades;
  •  Trazer os pais⁄mães ou pessoas da comunidade em geral para falar sobre seu trabalho. Pedir que tragam uma ferramenta que simboliza o seu trabalho e demonstre sua utilidade;
  •  Fazer visitas dirigidas aos locais de trabalho;
  •  Produzir;
  •  Registrar com audiovisual, textos e outros as atividades;

Nenhum comentário: