segunda-feira, 12 de maio de 2014

Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - Calango Assado e Urubu.

Certamente uma das ações que não podem deixar de existir dentro de nossas escolas é um momento em que todos encontrem-se e dialoguem sobre suas angústias, expectativas e esperanças. 
Foi o que neste mês de maio aconteceu nas Escolas José Bonifácio (vicinal do Calango Assado), Altamira Sete (vicinal do Barracão do Cipó) e na Boa Ventura (Vila Santa Clara) todas do meio rural do município de Jacundá - PA.
Essas três escolas são escolas componentes do Pólo Boa Ventura. E a proposta este ano foi a de promover esse momento o mais próximo possível de suas comunidades de origem. 
No dia 29/04 na E. M. E. F. José Bonifácio reuniram-se os professores das Escolas Santo Antônio IV e Jatobá Ferrado II de vicinais próximas, bem como as coordenadoras do pólo e a coordenação do Departamento de Educação do Campo.
A conversa a princípio foi no sentido de perceber as mudanças na educação que estão acontecendo e envolvem a todos. Logo em seguida foi desenvolvido o exercício de reconhecer o que acontece durante o mês de maio na comunidade, que pode ser aproveitado pedagogicamente nos trabalhos. Durante as falas foram suscitadas situações em que seria interessante abordar dentro da sala de aula, pois segundo os professores os alunos demonstram um comportamento de desinteresse pelas aulas da forma que estão sendo ministradas.
Ficou então acordado que para haver maior uniformidade nesta micro-região (calango assado e urubu) a temática geral "EDUCAÇÃO E TRABALHO", fosse abordada dentro dos planos individuais e todas as atividades construídas convertessem seu esforço ao tema. Desta forma a estrutura deste planejamento geral ficou como segue.

Tema: Educação e trabalho
Limites: Trabalho remunerado e não remunerado
Objetivos Gerais:
  1. Relacionar educação ao trabalho;
  2. Desenvolver o imaginário dos educandos na buscar de formação profissional;
  3. Valorizar os trabalhadores locais;
Atividades de pesquisa dos docentes
  • Procurar dentro da escola literatura que relacione ao trabalho ou no mínimo atividades que são compromissos cotidianos da vida dos educandos;
  • Trazer pessoas da comunidade que trabalham, para relatar sua história nessa profissão;
  •  Refletir que o trabalho passa por todas as fases de nossa vida;
  • Avaliar o que foi produzido, como foi produzido e o resultado;
Devolutiva
  • Trazer algumas ferramentas que deram suporte ao trabalho;
  • Trazer uma amostra da produção dos educandos;
  • Mostrar o registro dos fatos mais importantes que aconteceram;
  • Avaliar o resultado;
















Nenhum comentário: