quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - Vicinal do Barracão do Cipó.

Momento similar ao acontecido com as Escolas das vicinais Calango Assado e Urubu aconteceu com as da vicinal do Barracão do Cipó, que engloba as Escolas Altamira Sete e Novo Jacundá (na ilha da geleira). 
Depois de um delicioso almoço coletivo, após conversas e risadas. Demos início do momento no qual estavam reunidos as professoras, coordenadoras do pólo e a coordenação do DEEC. Após iniciamos a conversa sobre as mudanças na qual estamos inseridos e que modificam nossas práticas e as relações com nossos educandos. 
Uma breve apresentação aconteceu e revelou dois pontos que podem ser interessantes, o primeiro foi que a experiência dos docentes é bastante vasta e o outro foi que a formação da grande maioria ultrapassou o ensino médio (magistério) e estão com licenciatura plena em pedagogia concluído ou cursando. 
Sobre como o trabalho até o momento acontece nas escolas, uma professora revelou que apesar de ter há algum tempo atrás trabalhado em sala multisseriada está encontrando certa dificuldade em organizar seu trabalho na Escola Novo Jacundá. Um dos motivos que mais interverem, segundo ela é o afeto dos educandos (para com seus pais e para com os colegas). Revelou parte de um diálogo que teve com um de seus educandos numa dada segunda-feira o qual expressou-se que "... tenho raiva do meu pai...". A princípio revelou que ficou surpresa e assustada, pois sua expressão facial complementava às suas palavras, porém agiu esperando que ele terminasse sua fala e aproximou-se dele para dar-lhe carinho, por ter entendido que o seu pai não lhe tratava com tal. E por fim pediu ideias para agir e trabalhar.
A professora que trabalhou no ano anterior nesta mesma escola revelou que acontecia algo parecido com ela, e que sua postura foi a de levar vídeos que retratasse um momento sentimental, para sensibilizá-los. A reação depois da apresentação do vídeo era a de tranquilidade até um dado momento, no dia seguinte tudo voltava como era antes. Acrescentou que o ponto de desequilíbrio é a família. Ficamos por pensar ações com a família para sensibilizá-los também.
E durante a reflexão proposta da representação do mês de maio e as atividades que as comunidades nas quais as escolas estão inseridas promovem durante este mês o seguinte foi construído em coletivo.

Tema geral: Educação e trabalho
Limites: trabalho remunerado e não remunerado

Objetivos Gerais
  1. Produzir cartazes, textos e outros;
  2. Promover a participação dos pais ou comunidade dentro da escola;
  3. Discutir sobre a importância do trabalho na vida dos alunos e sua família;

Atividades dos docentes
  •  Procurar na comunidade pessoas que desenvolvem trabalhos para irem na escola falar sobre o seu trabalho e levar algumas ferramentas para falar sobre seu funcionamento;
  • Procurar literatura que se relacione ao trabalho;
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos, sua prática enquanto professor e o resultado do ensino;
  • Trazer registros fotográficos, livros ou materiais utilizados e produzidos;
Cabe aqui o seguinte comentário. Este norteamento, digamos "geral" para o planejamento individual dos docentes para que não seja dado como igual com o construído pelos docentes da vicinal do calango assado e urubu é considerado por mim pessoalmente que o sentimento que se tem nas comunidades sobre o tema é nitidamente diferentes um do outro. Acredito que as atividades que serão elaboradas para que os objetivos sejam alcançados revelarão a visão sobre o mesmo.



 

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